No Dia Nacional do Choro, grupo Nó de Giz inicia circulação por escolas públicas de Rio do Sul
- Fundação Cultural de Rio do Sul
- há 12 minutos
- 2 min de leitura

Nesta quarta-feira, 23 de abril, data em que se comemora o Dia Nacional do Choro, o grupo musical Nó de Giz deu início à circulação do projeto Nó de Giz nas Escolas, levando música brasileira de qualidade a estudantes da rede pública de ensino de Rio do Sul (SC). A estreia aconteceu no auditório do Instituto Federal Catarinense e reuniu mais de 200 espectadores.
Além do IFC, outras quatro instituições serão contempladas com as apresentações gratuitas: EEB Paulo Zimmermann, EEB Henrique da Silva Fontes, EEB Francisco Altamir Wagner e o CEJA. O projeto prevê ainda uma apresentação especial de contrapartida durante a Feira da Música 2025, em parceria com a Fundação Cultural de Rio do Sul, marcada para julho.
Criado em 2020, o Nó de Giz tem como missão a valorização da música brasileira. Com composições próprias e releituras instrumentais, o grupo transita entre o erudito e o popular, explorando uma linguagem musical rica em arranjos e improviso. Desde 2023, o trio é formado pelos músicos Ruan May, João Deitos e Rafael Parma, todos com ampla trajetória como instrumentistas e influências de nomes como Hermeto Pascoal, João Bosco, Tom Jobim, Nico Assumpção, Quarteto Novo, entre outros mestres da música brasileira.
O nome do grupo homenageia Nodgi Enéas Pellizzetti, grande incentivador da cultura e idealizador da Fundação Cultural de Rio do Sul. O projeto conta com recursos do Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura 2024, fortalecendo a difusão da música instrumental em espaços educativos e contribuindo para a formação de novas plateias.
A próxima apresentação acontece no dia 30 de abril, na EEB Paulo Zimmermann.
Mais informações:
Ana Cristina – Produção Nó de Giz
WhatsApp: (47) 99116-1227
Comments