Projeto da Trip Teatro celebra os 200 anos da chegada os imigrantes alemães
Ele já estava presente entre os muitos colonizadores alemães que chegaram ao Sul do Brasil no início do século XX. E logo saiu de dentro das malas dos imigrantes para divertir o público. Kasperl, o icônico personagem do teatro de bonecos popular alemão é tema de um espetáculo e uma exposição da Trip Teatro. A mostra Entre o Passado e o Palco: Kasperl e a Imigração Alemã em Rio do Sul será aberta na terça-feira, 2 de julho.
A noite de abertura inicia às 19h30min, na Galeria de Arte Arno Georg da Fundação Cultural de Rio do Sul. A visitação é gratuita, das 9h às 12h e 14h às 20h, até dia 5 de julho, com classificação livre.
A exposição comemora os 200 anos da imigração alemã no Brasil e apresenta coleções de bonecos, livros, estruturas cênicas e histórias relacionadas ao Kasperltheater. Assim, cria uma jornada pela história do personagem. Das suas origens anárquicas até a doçura da era infantil, Kasperl virou sinônimo de arte nos países de língua alemã, influenciando até mesmo a obra de Goethe. A Trip Teatro pesquisou esta história em cidades de Santa Catarina e países da Europa, criando o espetáculo Kasperl e a Cerveja do Papa. Movida pela paixão pelo teatro de bonecos, a companhia ressignifica a simbologia de Kasperl com seu trabalho cênico. E agora com a exposição conecta mais uma vez o público com as raízes que formam a identidade do Alto Vale do Itajaí.
A mostra será encerrada com a apresentação do espetáculo às 20h da sexta-feira, dia 5, no Teatro Domingos Venturini, também na Fundação Cultural. A apresentação utiliza bonecos originais da Alemanha, música ao vivo composta originalmente para o espetáculo e instrumentos típicos dos imigrantes, como a Gaita e o Violino do Diabo.
A exposição é um projeto com patrocínio do Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura, por meio do Sistema Municipal de Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Rio do Sul. Também recebe o apoio do Museu La Casa de Los Títeres de Abizanda.
Mais informações no (47) 98838-1575, com o ator e diretor da companhia Willian Sieverdt, @tripteatro e www.tripteatro.com.br
Sobre o espetáculo
O enredo de Kasperl e a Cerveja do Papa se passa em um mosteiro muito antigo, onde se produz a melhor cerveja daquela região. A notícia da visita do pontífice causa grande confusão. É aí que a história desafia o espectador: conseguirá o Frei beberrão conter sua sede e reservar o melhor barril de cerveja para o Papa? Ou será necessário contar com a ajuda do popular Kasperl e sua maneira politicamente incorreta de resolver qualquer situação? É um convite à descoberta na próxima rodada! E como se diz em alemão: Prosit!
Exposição Entre o Passado e o Palco: Kasperl e a Imigração Alemã em Rio do Sul
Evento de abertura: 2 de julho, 19h30min
Visitação de 2 a 5 de julho
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 20h
Local: Galeria de Arte Arno Georg da Fundação Cultural de Rio do Sul (Rua Rui Barbosa, 204 – bairro Budag)
Entrada gratuita
Classificação: livre para todos os públicos
Espetáculo Kasperl e a Cerveja do Papa
Dia 5 de julho
Horário: 20h
Local: Teatro Domingos Venturini da Fundação Cultural de Rio do Sul (Rua Rui Barbosa, 204 – bairro Budag)
Entrada gratuita
Classificação: Livre para todos os públicos
Tiago Amado
Jornalista (SC 0003179 JP)
Licenciado em Letras - Inglês
(47) 98806.6114
Comments