top of page

Exposição une teatro de bonecos e história da colonização do Alto Vale do Itajaí

Projeto da Trip Teatro celebra os 200 anos da chegada os imigrantes alemães


Exposição une teatro de bonecos e história da colonização do Alto Vale do Itajaí

Ele já estava presente entre os muitos colonizadores alemães que chegaram ao Sul do Brasil no início do século XX. E logo saiu de dentro das malas dos imigrantes para divertir o público. Kasperl, o icônico personagem do teatro de bonecos popular alemão é tema de um espetáculo e uma exposição da Trip Teatro. A mostra Entre o Passado e o Palco: Kasperl e a Imigração Alemã em Rio do Sul será aberta na terça-feira, 2 de julho.


A noite de abertura inicia às 19h30min, na Galeria de Arte Arno Georg da Fundação Cultural de Rio do Sul. A visitação é gratuita, das 9h às 12h e 14h às 20h, até dia 5 de julho, com classificação livre.


A exposição comemora os 200 anos da imigração alemã no Brasil e apresenta coleções de bonecos, livros, estruturas cênicas e histórias relacionadas ao Kasperltheater. Assim, cria uma jornada pela história do personagem. Das suas origens anárquicas até a doçura da era infantil, Kasperl virou sinônimo de arte nos países de língua alemã, influenciando até mesmo a obra de Goethe. A Trip Teatro pesquisou esta história em cidades de Santa Catarina e países da Europa, criando o espetáculo Kasperl e a Cerveja do Papa. Movida pela paixão pelo teatro de bonecos, a companhia ressignifica a simbologia de Kasperl com seu trabalho cênico. E agora com a exposição conecta mais uma vez o público com as raízes que formam a identidade do Alto Vale do Itajaí.


A mostra será encerrada com a apresentação do espetáculo às 20h da sexta-feira, dia 5, no Teatro Domingos Venturini, também na Fundação Cultural. A apresentação utiliza bonecos originais da Alemanha, música ao vivo composta originalmente para o espetáculo e instrumentos típicos dos imigrantes, como a Gaita e o Violino do Diabo.


A exposição é um projeto com patrocínio do Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura, por meio do Sistema Municipal de Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Rio do Sul. Também recebe o apoio do Museu La Casa de Los Títeres de Abizanda.


Mais informações no (47) 98838-1575, com o ator e diretor da companhia Willian Sieverdt, @tripteatro e www.tripteatro.com.br


Sobre o espetáculo


O enredo de Kasperl e a Cerveja do Papa se passa em um mosteiro muito antigo, onde se produz a melhor cerveja daquela região. A notícia da visita do pontífice causa grande confusão. É aí que a história desafia o espectador: conseguirá o Frei beberrão conter sua sede e reservar o melhor barril de cerveja para o Papa? Ou será necessário contar com a ajuda do popular Kasperl e sua maneira politicamente incorreta de resolver qualquer situação? É um convite à descoberta na próxima rodada! E como se diz em alemão: Prosit!


Exposição Entre o Passado e o Palco: Kasperl e a Imigração Alemã em Rio do Sul

Evento de abertura: 2 de julho, 19h30min

Visitação de 2 a 5 de julho

Horário: das 9h às 12h e das 14h às 20h

Local: Galeria de Arte Arno Georg da Fundação Cultural de Rio do Sul (Rua Rui Barbosa, 204 – bairro Budag)

Entrada gratuita

Classificação: livre para todos os públicos


Espetáculo Kasperl e a Cerveja do Papa

Dia 5 de julho

Horário: 20h

Local: Teatro Domingos Venturini da Fundação Cultural de Rio do Sul (Rua Rui Barbosa, 204 – bairro Budag)

Entrada gratuita

Classificação: Livre para todos os públicos


Tiago Amado

Jornalista (SC 0003179 JP)

Licenciado em Letras - Inglês

(47) 98806.6114

Comments


bottom of page