Filme Sombras no Passado será exibido dia 09/12, na Fundação Cultural
As sessões cinematográficas já foram uma das principais atrações de arte e entretenimento em Rio do Sul. Tanto que durante mais de três décadas a cidade contou com dois cinemas de rua que promoviam exibições lotadas e com grandes clássicos da sétima arte. Parte da história do Cine Riosul e do Cine Dom Bosco é contada no documentário Sombras no Passado, um filme da Tiê-Sangue Produções.
A estreia da obra será na segunda-feira, 09 de dezembro, às 19h30min, na Fundação Cultural de Rio do Sul. A entrada é gratuita e a classificação livre. O público poderá conferir um documentário que trata da história local e que também cria um enredo ficcional sobre o que representaram as projeções cinematográficas passadas.
De acordo o diretor, roteirista e coordenador do projeto, Alexandre Manoel, o filme é um mosaico de personagens, de pessoas que trabalharam ou frequentaram aquele cenário cultural. “O documentário propõe também uma reflexão sobre o próprio conceito de cinema e como a cidade já se relacionou com essa forma de arte. A produção foi desenvolvida ao longo de 2024 e deriva de uma pesquisa feita há algum tempo pelo jornalista Tiago Amado e que agora foi reelaborada na linguagem cinematográfica pela Tiê-Sangue Produções”, explica Manoel.
O filme é resultado de um projeto patrocinado pelo Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura 2023, através do Sistema Municipal de Cultural, realizado pela Fundação Cultural e Prefeitura de Rio do Sul.
A Tiê-Sangue é uma produtora independente de cinema sediada em Rio do Sul. Em 2022, a equipe lançou o documentário A última locadora da cidade e, em 2024, o No peito, Na Raça, também um documentário que contou parte da história do time de futebol Juventus.
Documentário Sombras no Passado
Estreia: 09/12 (segunda-feira), 19h30min
Fundação Cultural de Rio do Sul (Rua Rui Barbosa, 204, bairro Budag)
Entrada gratuita
Classificação livre
*Projeto com patrocínio do Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura 2023, através do Sistema Municipal de Cultural, realizado pela Fundação Cultural e Prefeitura de Rio do Sul.
Ficha técnica Sombras no Passado:
Direção: Alexandre Manoel
Roteiro: Alexandre Manoel, Camila Eloisa e Tiago Amado
Produção e pesquisa: Tiago Amado
Direção de fotografia: Guilherme Galdino
Som direto: Augusto D’arte e Guilherme Galdino
Assistência de fotografia: Augusto D’arte
Montagem: Camila Eloisa
Edição de som e trilha sonora: Pedro Alux
Design: Xúlia Mattos
Janela de Libras: Dominique Martins
Comentários